Bambu
Sustentabilidade

Os primeiros passos para uma vida mais sustentável


Neste artigo vamos explicar quais os primeiros passos para uma vida mais sustentável. Para aplicar um estilo de vida mais sustentável é necessário que o pensamento influencie as nossas ações com o método dos 3R’s: Reduzir; Reutilizar e Reciclar.

Reduzir os hábitos de consumo

Ao apostarmos em qualidade em vez de quantidade, estaremos a reduzir a produção de lixo, uma das principais fontes de poluição do nosso planeta.

Reutilizar

Este princípio pressupõe uma alteração prévia na forma como encaramos o lixo. Ao reutilizarmos um produto, estaremos não só a prolongar a vida útil desse material, mas também a poupar recursos que seriam utilizados caso optássemos por uma nova aquisição.

Reciclar

Quando os princípios acima deixam de ser opção, deveremos optar sempre pela reciclagem. Mas atenção! Nem todos os materiais são recicláveis, daí ser de extrema importância a nossa ida às compras. Na hora de escolher A ou B, o fator “embalagem reciclável” poderá e deverá determinar a nossa escolha.

Com os princípios básicos da sustentabilidade bem definidos, vamos observar a nossa casa, e perceber quais são os maus hábitos que podemos e devemos reverter?

os primeiros passos para ser sustentável é a reciclagem

Separe o lixo

A primeira coisa a fazer é habituarmo-nos a separar o lixo.

Quantos caixotes temos? Este é o passo mais fácil de cumprir porque só temos de dividir o lixo em 4 secções:

Lixo orgânico – todos os resíduos de origem biológica, proveniente da vida vegetal ou animal, tais como:

– Resíduos alimentares (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.)

– Papel usado (higiénico, absorvente, etc)

– Saquetas de chá

– Cápsulas de café, caso não exista ponto de reciclagem das mesmas

– Cascas dos ovos

– Madeira

– Entre outros

Vidro – Mais conhecida pela secção do ecoponto verde, aqui devemos depositar garrafas, frascos e boiões de vidro. Mas atenção! Loiças, cerâmicas, vidro plano, janelas e lâmpadas não são bem-vindos a esta secção.

Plástico e Metal – No ecoponto amarelo devemos depositar embalagens, pacotes de bebida, latas e sacos de plástico. Tal como no ecoponto verde, aqui alguns itens também não são bem-vindos, tais como as pilhas e os eletrodomésticos. Existem Pilhões para as pilhas e lojas que aceitam os eletrodomésticos antigos como o caso da Worten .

Papel e Cartão – Conhecido como o ecoponto azul serve para depositar todas as caixas de cartão, revistas, jornais, papel de escrita e impressão. Outros tipos de papel como o plastificado ou o vegetal não podem ser reciclados, logo devem ser depositados no lixo orgânico.

Cada secção tem as suas advertências, mas como decorar? Nada como uma boa cábula, certo? Consulte a mesma aqui, produzida pela Sociedade Ponto Verde, a entidade gestora de resíduos de embalagens.

Escova dentária de bambu sustentável

Substitua a Escova dentária

Por ano são usadas quase 7 mil milhões de escovas de dentes em plástico em todo o mundo. Enquanto algumas acabam em aterros, outra percentagem acaba no mar, ameaçando ecossistemas marinhos e vida selvagem.

Muito do plástico usado nas escovas de dentes não é reciclável e demora cerca de 400 anos a decompor-se em aterros. Assim, aconselhamos a substituição das escovas de plástico pelas escovas de bambu, sendo este um recurso altamente renovável e com propriedades benéficas para a higiene oral e dos primeiros passos a dar para uma vida mais sustentável.

Substitua os cotonetes de plástico por cotonetes de bambu

Cerca de 60% dos resíduos que aparecem nas estações de tratamento de águas residuais são cotonetes provocando um enorme impacto na poluição dos oceanos.

Os cotonetes de bambu são uma excelente alternativa aos de plástico pois mantém uma forte resistência na sua utilização e são biodegradáveis.

Talheres e palhinhas sustentável

Não utilize os plásticos descartáveis como talheres e palhinhas

O plástico descartável bem como o plástico derivado das artes de pesca, representam cerca de 70% da poluição marinha existente no nosso planeta. É uma ameaça real para os ecossistemas marinhos e tem de ser travada o quanto antes.

Em março de 2019, o Parlamento Europeu aprovou a lei comunitária que proíbe a venda de produtos de plástico de utilização única em toda a União Europeia a partir de 2021.

Nesta tomada de decisão, foi considerado que os produtos abrangidos pela diretiva, tais como os cotonetes, talheres, pratos, copos e palhinhas teriam alternativas viáveis e sustentáveis. A existência do bambu torna a substituição simples e lógica tendo em conta os malefícios do plástico de utilização única! Uma opção necessária para quem quer dar os primeiros passos para uma vida mais sustentável.

Por fim, e após assimilada toda a informação necessária, chegou a hora de colocar em prática os primeiros passos para sermos mais sustentáveis! Aceitam o desafio?

Acompanhe-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram, onde partilhamos várias dicas de sustentabilidade e visite a nossa loja online onde pode encontrar alguns dos produtos mencionados neste artigo!

Partilhe connosco as suas dúvidas e dicas na caixa de comentários.

Pequenos gestos, grandes heróis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *