Sustentabilidade

Apadrinhamento do Panda-vermelho em parceria com o Jardim Zoológico

É com muita felicidade que anunciamos a renovação do apadrinhamento do nosso afilhado, o Panda-vermelho.

Para quem nos segue há algum tempo sabe que em setembro de 2019 a Babu iniciou uma parceria com o Jardim Zoológico através do apadrinhamento do Panda-vermelho. O objetivo do apadrinhamento é não só acompanhar o seu crescimento, como também contribuir para a manutenção da sua instalação e ajudar na conservação de uma espécie em perigo de extinção.

Conhecido pela cauda espessa e anelada, o Panda-vermelho (Ailurus fulgens) é o verdadeiro quebra-cabeças da classificação animal: dentição de omnívoro, tubo digestivo de carnívoro e dieta principalmente herbívora! O seu habitat são florestas tropicais de bambu da região dos Himalaias e Sul da China e, como tal, 80% da sua dieta é bambu. Possui ainda um falso polegar especializado em arrancar folhas desta planta.

Fonte: Jardim Zoológico | © Carlos Nunes

É uma espécie solitária, o que significa que estes animais apenas se juntam na época de acasalamento, de janeiro a março. De hábitos noturnos e sendo territorial, parte da sua atividade consiste em deixar marcas olfativas de secreções nas árvores, o que se torna também uma excelente estratégia de comunicação entre indivíduos.

Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) o estatuto de conservação do Panda-vermelho é “Em Perigo” sobretudo devido à destruição do seu habitat causada pela expansão humana, agricultura e pecuária. O tráfico ilegal de espécies exóticas é também um fator alarmante para a diminuição da sua população. 

O Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução (EEP) desta espécie, para o qual já contribuiu com o nascimento de várias crias, como o nosso afilhado Babu!

O dia internacional do Panda-vermelho comemora-se no 3º sábado de setembro, servindo para alertar e sensibilizar para a necessidade de proteger esta espécie em vias de extinção.  

Ao comprar produtos Babu está a apoiar a conservação das espécies e dos seus habitats!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *