Sem categoria

Ano novo… Melhores hábitos!

Pois é, a esta altura já temos a cabeça às voltas com todas as tarefas que temos de completar para o Natal, mas já vemos também o novo ano a chegar…

Todos os anos é igual, comprometemo-nos com novos objetivos, novas metas, novos sonhos e novas atitudes, que (admita!) acabam por cair no esquecimento ou são demasiado ambiciosas para que as conseguimos realizar.

Por isso, neste artigo de Dezembro, o que trazemos são pequenas dicas, em várias áreas da nossa vida em que podemos melhorar, e nada melhor que um ano novo para começarmos a pôr em prática estas mesmas pequenas mudanças que nos podem trazer grandes benefícios!

Em Dezembro, com o fim do ano, o início do novo ano, e todo este momento “meio estranho” em que pensamos mais a fundo sobre o que se passou durante todo o ano, qual o melhor e o pior do que já passou e de que modo podemos melhorar ou alterar os nossos comportamentos e hábitos para nos tornarmos melhores pessoas em todas as áreas da nossa vida, quer seja na vida profissional, vida social ou vida familiar este mês deve ser um mês de reflexão e em que devemos conseguir concentrarmo-nos em nós e no que realmente queremos para um futuro: se continuar igual ao que fomos ou sermos melhores!

Devemos procurar reorganizarmo-nos em todos os sentidos para que possamos pensar com maior clarividência no “novo ciclo” que se vai iniciar e em como pode ser o início de novos capítulos da nossa vida ou como um ano pode mudar todo o rumo que temos tomado. Por isso devemos promover o equilíbrio emocional e social para começar este novo ano da maneira mais positiva.

A primeira dica para preparar o novo ano é: SEJA CRIATIVO!

A criatividade é aquilo que nos mantém despertos no mundo, ou seja, não deixando de ser nós mesmos devemos reinventar-nos e ser uma melhor versão de nós mesmos a todos os níveis. Reconhecer que conseguimos fazer melhor e sermos melhores é o primeiro passo, depois disso é só ser criativo o suficiente e ver onde a criatividade nos pode levar, tendo sempre em mente o facto de querermos melhorar.

A dica seguinte é: PERMITA-SE EXPERIMENTAR! 

Quantas vezes já pensou que gostava de experimentar aquela atividade? De voltar a estudar sobre um tema que lhe interessa? De reavivar uma paixão antiga que ficou perdida no tempo?

Experimentar é sobre isto mesmo: sobre permitir-se errar ou mudar de opinião mas concretizar para poder ter uma opinião formada.

Por isso, que Janeiro traga uma nova aprendizagem como um instrumento ou uma arte ou uma nova atividade como ir ao ginásio ou praticar yoga.

A terceira dica, mas não menos importante que as outras, é: CRIE HÁBITOS!

Não falamos sobre os hábitos obrigatórios da vida como comer, dormir e trabalhar. O que queremos transmitir é que neste novo ano crie novos hábitos no que toca aos seus interesses, por exemplo: se gosta de cinema estabeleça uma ida ao cinema de 2 em 2 semanas para ver um filme, ou se, por outro lado gosta de ler mas acha que não tem tempo, estabeleça uma meta de leitura de 1 ou 2 livros por mês. 

Estes são apenas alguns exemplos de pequenos hábitos que lhe podem trazer mais felicidade com temas que lhe são queridos e que no futuro lhe trarão um sentimento de missão cumprida sem ter a sensação de que está a perder tempo.

Continuando nas dicas, a próxima é: CULTIVE AS SUAS RELAÇÕES!

Quantas vezes não vai jantar com os seus amigos ou tem um momento a dois com a sua cara metade por não ter tempo?

Pois, felizmente não vivemos sozinhos, mas vivemos em sociedade e por isso temos, obrigatoriamente, de nos relacionarmos com pessoas, quer seja família, amigos, colegas de trabalho ou colegas de desporto, pelo que existe todo um mundo de relações sociais na nossa vida.

É em todas estas relações que queremos que melhore, quer seja arranjar um pouco mais de tempo para os seus amigos, quer seja “agarrar” no/a seu/sua cara metade e fazer uma pequena escapadinha, quer seja planear um fim de semana em família, todos estes gestos são importantes para que possa ser presente na vida das pessoas de quem gosta e não ser apenas mais um contacto na lista de contactos do telemóvel porque a vida passa realmente depressa e as pessoas da nossa vida merecem todo o nosso tempo!

Por fim, a considerada mais clichê das dicas, mas talvez a mais importante de todas: SEJA FELIZ!

O que o/a faz feliz? O que pode fazer para se sentir bem? Onde pode ir para se sentir em paz consigo? Com quem se sente realizada?

Todas estas perguntas devem ter uma resposta clara, existe sempre um sítio, uma pessoa, uma atividade, um gosto que nos deixa felizes e é nessas mesmas respostas que nos devemos concentrar e em que devemos investir!

Ao termos uma resposta a estas perguntas e ao fazermos algo para concretizarmos estes momentos seremos, sem dúvida, pessoas mais felizes, porque ao partilharmos a nossa felicidade estamos a permitirmo-nos criar (lá está a criatividade!) ainda mais felicidade!

Estas são as principais dicas para entrarmos no novo ano de forma positiva, existem muitas outras como escrever os nossos objetivos para o ano ou comermos as 12 passas à meia noite do dia 31 de Dezembro, o mais importante é mesmo termos motivação para começar um novo ano e que este seja melhor que o anterior!

A Babu deseja a todos um feliz ano novo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *