Estilo de vida,  Sustentabilidade

Poupança, a quanto obrigas!

Não é novidade para ninguém as dificuldades que vivemos a nível económico, a inflação a que estamos sujeitos e as manobras que temos de fazer para que cada cêntimo chegue a cada área da nossa vida.

Infelizmente esta é uma realidade “cada vez mais real” para a maioria dos portugueses, com o aumento dos preços nos bens alimentares, nos combustíveis, nos empréstimos bancários, diariamente nos confrontamos com o facto de o dinheiro não chegar para tudo e muitas vezes termos de esticar o pouco que temos.

Por isso, este mês, o nosso artigo é sobre ao que a poupança nos obriga e de que forma podemos, de forma criativa, poupar em muitas áreas, vamos às nossas sugestões:

Troque os jantares fora por jantares temáticos

Ir jantar fora ao fim de semana para sair da rotina é uma prática comum entre todos, para quebrar a rotina, para se tornar um momento especial e diferente mas também é algo que neste momento é um luxo para muita gente e por isso a nossa sugestão é trocar esses jantares fora de casa por jantares caseiros, quer seja com amigos ou apenas com a família. Dar-lhes um tema pode ser uma ideia engraçada, por exemplo fazer uma noite de cozinha italiana, trazer ao de cima o chef que há em si e cozinhar a melhor pasta do seu bairro. Esta é uma atividade em que pode ainda incluir as crianças, com a ajuda delas fazer uma pizza super saborosa, vai ver que se vai divertir muito mais e gastar muito menos!

Fazer um mealheiro em vez de andar carregado com moedas

A todos nós nos sobram moedas na carteira, seja de um troco da mercearia ou umas moedas que temos para comprar umas pastilhas. Com estas moedas que muitas vezes deixamos na carteira por serem pequenas ou não darem jeito para pagar podemos começar por fazer um pequeno mealheiro, crie o hábito de quando chega a casa, dia sim dia não, colocar estas moedas num mealheiro, quando for a ver já tem um “porquinho” bem recheado.
Existe ainda outra maneira de amealhar algum dinheiro, combine com a sua família um valor semanal ou diário em que todos colocam uma quantia, pequena, para um objetivo, por exemplo, ir fazer aquela aventura radical que todos querem experimentar ou para aquelas férias de verão serem ainda mais divertidas, e vá enchendo o seu mealheiro e no fim vai ter um belo fundo para fazer algo que não querem mesmo perder!

Troque as idas diárias ao supermercado por compras semanais

O que nos acontece muitas vezes é que nos falta sempre qualquer coisa em casa, ou o papel higiénico que acabou ou um pacote de leite que nos fazia falta e isto só acontece porque não planeamos as nossas compras e se não o fizermos vamos andar todos os dias, a caminho do supermercado para comprar uma coisa de cada vez e assim gastamos mais dinheiro.

A nossa sugestão é fazer um planeamento semanal, das refeições e necessidades de todos e ir uma vez por semana às compras, mas com a lista estruturada e sem fome. Assim reduzimos a possibilidade de querermos algo só porque estamos com fome e a poupança será visível.

Será sempre quase impossível não irmos a meio da semana ao supermercado porque nos lembramos de algo, mas dá-nos uma sensação de controlo sobre o nosso orçamento incrível e que podemos, sem duvida, criar uma rotina mais poupada.

Troque as roupas novas por roupas conscientes

Todos nós gostamos de ter um trapinho para estrear de vez em quando, num dia especial ou até mesmo só porque nos apetece.

Podemos fazê-lo sem precisarmos de recorrer às lojas de fast fashion a que estamos habituados e fazer compras mais conscientes sem perder a magia do trapinho novo. Para isso basta que experimentemos lojas de roupa em segunda mão. Muitas vezes nestas lojas encontramos artigos pouco usados e que para alguém já não serve mas para nós pode fazer toda a diferença, tudo isto a um preço mais baixo e por isso interessante para nós! Experimente que não se vai arrepender e quando vestir o seu trapinho, vai ser sempre novo para si, sem gastar um monte de dinheiro desnecessário!

Troque as voltas de carro por voltas de transportes

Também o preço dos combustíveis está constantemente a aumentar e é mais um sítio onde gastamos muito do nosso dinheiro e por isso podemos também poupar neste campo.

Troque as voltas dentro da cidade no seu automóvel por voltas em transportes públicos ou de bicicleta, não vai estar só a poupar no combustível mas também na poluição do planeta o que é uma grande ajuda! 
Se não tem essa possibilidade e precisa de utilizar o seu carro próprio, tenha uma condução suave e calma para reduzir o combustível utilizado e será mais uma poupança.

Troque os almoços durante a semana por marmitas

Cada vez mais é uma moda, levar marmita para o trabalho, e ainda bem porque reduzimos as idas constantes a restaurantes e sabemos o que estamos a comer.

É ótimo se tiver companhia dos seus colegas e puder fazer as suas refeições com companhia e de forma mais poupada, pois ao preparar as suas próprias refeições em casa não vai estar só a gastar menos dinheiro em restaurante mas vai também ganhar momentos divertidos e de partilha!

Estas são as nossas dicas de poupança em momentos difíceis como os que estamos a passar! Existem muitas mais e por isso queremos saber a quanto vos obriga a poupança, partilhem conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *