Sustentabilidade

Regresso bom é regresso sustentável!

Bem, chegámos ao mês de Setembro, o mês de regresso, o mês da volta às rotinas de trabalho e escola.

Se por um lado é um mês menos feliz porque o fim do verão é iminente e as férias, essas tão desejadas já lá vão é também um mês de recomeços, um mês de novas metas, um mês de novos objetivos a cumprir e a chegada da preparação para enfrentar o ano até ao fim de cabeça fresca e alma limpa!

Por isso, neste mês de Setembro decidimos falar sobre os regressos, ao trabalho, à escola, às rotinas, às atividades extracurriculares, ao stress do dia a dia, mas sobretudo que este seja um ano (lectivo) de novas aprendizagens interiores e exteriores.

Que nunca nos deixemos engolir pelas rotinas, pelo “mais do mesmo”, que nos tentemos sempre reinventar, seja no trabalho, com a família ou connosco mesmo.

Como temos de começar por algum lado vamos começar pelos mais novos, que regressam agora à escola para um novo ano escolar e que também este pode ser um grande desafio em todas as áreas, aqui ficam as nossas dicas:

The first things first: o material escolar, não há nada mais empolgante para uma criança que a hora da compra de material para o novo ano, e com uma maior consciência ambiental por parte de todos, indústria do material escolar, pais e alunos, muitas são as opções sustentáveis e amigas do ambiente quer em cadernos, lápis e outros materiais importantes para todos. 
Se existirem alguns materiais que sobreviveram miraculosamente às peripécias do ano letivo anterior não hesitem em utilizar, cadernos que não foram terminados (que podem ser reinventados), lápis e borrachas que ainda dão para umas boas semanas, canetas que ainda estão capazes para umas boas palavras, mochilas e sacos que se encontrem preparados para a guerra, é sempre uma ajuda quer para o ambiente quer para o orçamento que neste mês é sempre curto!

Deixemos agora o analógico e passando às tecnologias, existem várias lojas online onde podes comprar o teu computador recondicionado ou uma calculadora em segunda mão, que é algo aconselhável se tiver em bom estado e sirva para ajudar, não estamos só a ajudar mais uma vez à poupança de dinheiro mais também ajudamos a poupar o ambiente no que toca ao impacto ambiental que estas indústrias têm. Utilizar algo em segunda mão não deve ser uma vergonha, deve ser sim um orgulho pelo bem que fazemos ao ambiente!

Passamos agora ao assunto dos assunto, que é a roupa das crianças aquela que está sempre a faltar, a que se suja com facilidade, a que se rasga sabe-se lá porquê, com os dias intensos de brincadeira nos recreios, a roupa desgasta-se, existe sempre aquele rasgão nas calças ou a nódoa na camisola que teima em sair, mas existem maneiras giras e até bastante criativas de adaptarmos estas roupas que à partida já não servem como o aplique de retalhos para que durem mais uns meses até que eles cresçam mais um pouco e aí seja necessário comprar o tamanho acima.
Continuando neste tema podemos falar ainda da economia circular, comprar roupa em segunda mão é sempre uma opção sustentável e bastante válida nos dias que correm!

Não nos podíamos esquecer, nem deixar por mãos alheias, os deliciosos lanches que os miúdos levam de casa, para aquela fome que aperta a meio da manhã ou da tarde e que é imprescindível para a energia dos seus mais novos. Também neste aspeto podemos ser mais sustentáveis, optando por lancheiras/ tupperwares reutilizáveis, em que a comida vai bem-acondicionada e pode levar repetidas vezes, evitando assim a utilização excessiva do plástico, pode também optar pela compra de uma garrafa de água reutilizável, para que possam sempre ter à mão caso tenham sede e a mesma pode ser enchida vezes e vezes sem conta.

Porque não só as crianças, mas também os adultos regressam ao trabalho, vamos falar agora para todos aqueles que sejam amigos do ambiente e que neste Setembro querem ter atitudes mais conscientes no que toca ao ambiente e ao futuro do planeta.

A primeira é a inevitável, a primeira que todos nos lembramos e é a fantástica da marmita, em vez de ir almoçar fora todos os dias, opte pelo convívio saudável com os seus colegas de trabalho, à volta de uma mesa e leve a comida de sua casa, porque não há melhor que a comida feita por nós e ainda por cima quando é partilhada em boa companhia! Aproveite ainda para conhecer melhor os seus colegas, sem ser no ambiente de trabalho, é bom podermos trabalhar com pessoas das quais gostamos e nos identificamos e nada como partilhar bons momentos para que possam interagir ainda mais!

A próxima dica prende-se com o ambiente de trabalho, o espaço onde realizas as suas tarefas, deixa de acumular aqueles papeis que não interessam para nada e que apenas estão a ocupar o teu espaço, organiza a tua secretária como mais te der jeito trabalhar para poderes ter tudo o que precisas à mão e, dica de ouro, evita o uso do papel, as tecnologias já têm imensas soluções para que erradiques o papel e possas guardar todas as tuas informações de forma segura. Podes também adicionar uma planta para que seja um fruto que vais cuidar durante todo o ano e acompanhares o seu crescimento.

Nas relações entre colegas também podes melhorar, evita o stress, os confrontos e a energia negativa, prima por seres um elemento apaziguador junto dos teus colegas, ajuda-os, conversa com eles e sobretudo compreende-os, garanto-te que o teu regresso ao trabalho é motivo de felicidade para muitos deles e por isso mima-os.

Todos gostamos de nos sentir bonitos e por isso a próxima dica é sobre roupa, estás a ver aquela camisola que não usas porque já não é assim tão bonita? Dá-lhe uma nova vida, um novo ar e vais ver que não precisas assim tanto de comprar roupa nova. Mesmo que precises, tenta algo em segunda mão, porque não dar um novo uso a uma peça que outra pessoa já não utiliza? Esta prática é cada vez mais utilizada por todos e uma ótima ajuda para o ambiente.

Portanto, estas são as nossas dicas para um regresso à rotina mais sustentável e amiga do planeta.

Partilha connosco as tuas, estamos sempre a aprender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *