Estilo de vida

Ofereça sustentabilidade este Natal!

Pois é, chegámos ao último mês do ano, o mês da festa da família, da partilha, do amor, da magia no ar, de prática de boas ações, que na sua origem era isto que significava o mês do Natal, a azáfama de preparar a ceia perfeita para todos desfrutarem de um momento cheio de magia junto da sua família.

Contudo, temos, hoje em dia, devido à sociedade em que nos inserimos, o outro lado da moeda, o lado do consumismo desenfreado, de comprar os melhores brinquedos, os últimos gadgets da moda, a roupa mais trendy, e todas as outras coisas que passaram a ter uma importância excessiva quando o verdadeiro significado do Natal é a partilha do que não se compra, do que se sente e do melhor que todos temos para dar, o nosso amor.

Dentro deste panorama pode ser um pouco mais difícil “oferecer sustentabilidade” como mencionamos no título do artigo deste mês mas para nós, aqui na Babu, temos como mote “pequenos gestos, grandes heróis” e por isso é mesmo por aí que podemos começar, pequenos gestos como reutilizar o papel de embrulho, trocar as fitas de adereço por pequenos ramos de flores secas, não exagerar na quantidade da comida na ceia de natal, não oferecer presentes excessivos são alguns dos pequenos gestos podemos tornar-nos grandes heróis da sustentabilidade mesmo nesta altura do ano!

Para que nada vos falte nesta época festiva, reunimos aqui algumas dicas sustentáveis para oferecer este Natal, sem esquecer que o mais importante não é o que oferecemos materialmente, mas sim o que somos e tudo aquilo que podemos oferecer como a nossa presença e o nosso carinho.

A primeira e mais importante das dicas é: não deixes a compra dos presentes para a última hora! Já sabemos que esta altura é uma altura super complicada, com o fim do ano, mil coisas para preparar, outras tantas para fazer e a vida que não pára, vão sempre ficar presentes por comprar para a ultima da hora, o que é verdadeiramente stressante porque vamos acabar dentro de centros comerciais cheios e vamos dar por nós a comprar “qualquer coisa” sem grande significado para despachar a tarefa, por isso fazer as compras de natal atempadamente é uma dica de ouro!

A dica seguinte é: em vez de comprar porque não fazer? Todos nós temos algo em que somos bons, quer seja a cozinhar, a pintar, a fazer decoração, a fazer cachecóis de lã. Dá aos outros não só um presente material mas também um presente único, feito por ti, com o teu amor e com a dedicação de quem gosta realmente, garanto-te que todos vão adorar!

Junta o útil ao agradável também é uma dica. As crianças vão entrar de férias e já não sabes o que hás de inventar com elas? Pois muito bem, coloca-as a fazer trabalhos manuais como molduras de cartão, porta-chaves de massas, desenhos coloridos e oferece-os como prenda de natal à família, garanto que vão ser o presente favorito dos avós aí de casa!

Privilegia o local em vez das grandes superfícies. Para além de evitares a confusão das lojas nesta altura do ano pensa que estás a ajudar alguém que realmente precisa e estás a contribuir para o trabalho de alguém que foi para a frente com o seu pequeno negócio vindo do seu grande talento. Opta pelo comércio local, por marcas portuguesas, por produtos originais e vais ver que serão o sucesso da noite da consoada dos teus amigos!

O amigo secreto salva qualquer natal! Se este ano tu e a tua família concordarem que não querem gastar uma quantidade enorme de dinheiro em prendas para todos, porque não faz sentido, porque não podem, porque simplesmente não querem, recorram ao famoso amigo secreto. Façam um sorteio e a cada pessoa calhará um elemento da família, imponham um máximo de valor a gastar, deem asas à vossa imaginação e preparem-se para as surpresas na noite da consoada, será em cheio ver o que todos compraram uns para os outros, mais animado não poderia ser!

Oferecer com a cabeça. O que quero dizer com isto é oferecer algo que seja significativo para o outro, não ofereças só por oferecer, só porque queres dar um presente, pensa no outro, no que lhe pode ser útil, no que pode fazer a diferença na vida do outro e compra (ou faz!) algo que tenha um significado e que seja algo que a pessoa leve para a vida, ou só para as próximas 2 horas (caso sejam chocolates!)

Estas são as dicas da Babu para tornar o seu Natal um bocadinho mais sustentável, na medida do possível, porque acreditamos que é através de pequenos gestos que se conseguem grandes mudanças.

Partilhem connosco as vossas sugestões para um Natal mais sustentável, somos todos ouvidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *