Sustentabilidade

Ano novo: casa destralhada!

Nada melhor para começar o ano que fazer uma limpeza geral na tua vida, quer seja de pessoas que já não o acrescentam, sítios onde já não pertencemos, situações que não nos trazem nada de positivo, inúmeras são as “coisas” que podemos “limpar” da nossa vida para tornarmos este novo ano um ano excelente para novas aprendizagens, novas pessoas, novos sítios e novas oportunidades.

Tendo isto em conta porque não fazer uma limpeza em casa e tirar tudo o que lá está a mais para que novas perspetivas possam ser encontradas?

Todos nós somos acumuladores, quer seja de coisas essenciais ou coisas que guardamos porque temos a certeza que qualquer dia vai ser necessário por qualquer razão, o que, sejamos sinceros, raramente acontece e acabamos por ficar com imensas coisas das quais já não precisamos e estão só a encher espaço em nossa casa.

Para fazer frente a este hábito, convidamos-te a “destralhar” a tua casa e com isso dares um ar renovado pronto para receber o novo ano cheio de novas oportunidades!

Para que possas fazê-lo da melhor maneira deixamos aqui algumas dicas:

Primeiro que tudo, o que significa “destralhar”: tirar da nossa casa tudo o que seja tralha.

Em seguida, o que é tralha: são todos os objetos que temos guardados mas que não utilizamos e estão apenas a ocupar espaço
Para saberes se um objeto ainda te é útil, começa por pensar há quanto tempo não o utilizas: se for há mais de 6 meses, então possivelmente está na hora de lhe dizeres adeus!

Para quem não é grande fã de limpezas e todas estas atividades, destralhar pode ser uma autêntica dor de cabeça, por isso identificámos alguns passos que podes seguir para tornar esta tarefa um pouco menos pesada para ti

1.Identificar as áreas mais afetadas pela existência de tralha: Todos sabemos que as nossas casas têm áreas que são mais propícias a guardar tralha, aquele quarto ou aquela despensa onde se poem as coisas quando não sabemos onde havemos de as deixar, e são essas as áreas mais problemáticas, programa o teu “destralhamento” para que não percas tempo e possas ser eficiente.

2. Criar uma dinâmica de acordo com o fim que queres dar à tua tralha: Nem toda a tua tralha é lixo, alguma até ainda tem alguma vida e pode servir para muita coisa, quer seja dentro ou fora da tua casa. Não tens de deitar tudo fora só porque é tralha, podes sempre manter, caso ainda uses o suficiente, doar, caso aches que ainda se adeque e esteja em bom estado, vender, e ainda fazes algum proveito ou então guardar apenas por achares que vai servir no próximo verão.

3. Faz pausas quando sentires que vais começar a deitar tudo pelos ares: Destralhar não é para todos, vai chegar um momento em que para que consigas ter tudo arrumado e no seu devido lugar vais querer deitar tudo fora e pronto, assunto arrumado! Para não correres esse risco põe um temporizador, por exemplo, de hora a hora, para que possas fazer uma breve pausa e reconcentrar-te na tua tarefa: destralhar!

4. Deixa os objetos sentimentais para o fim: Tal como na vida, quando começamos em falar em objetos sentimentais a conversa é um pouco mais difícil, estamos a falar em memórias, fotografias, aqueles souvenirs ou objetos que tenham algum valor sentimental. É obvio que ninguém quer esquecer as memórias, mas secalhar certos objetos já não estão a fazer nada senão a ocupar espaço. Aqui tens duas opções: ou guardá-los todos, num espaço que não te faça falta e não ficas desgostosa, ou compreendes que o que passaste no momento e o que sentiste nunca irá desaparecer mesmo que os objetos físicos já não estejam lá.


5. Começa sempre pelas áreas mais pequenas
: É sempre mais fácil começar por sítios mais pequenos, onde tenhas menos tralha, vai-te dar uma sensação de realização incrível chegares ao fim da primeira ou segunda divisões e perceberes que estás a cumprir o teu propósito, deixa lá aquela divisão maior ou com mais tralha para o meio para que te possas sentir mais capaz de a fazer sem duvidares de ti e da tua capacidade de destralhar.

6. Sai um, entra outro: Outra dica valiosa para uma casa com cada vez menos objetos inúteis e sem uso é aplicar a regra de quando entra um objeto novo lá em casa, outro tem de sair, e isto pode aplicar-se em tudo, na roupa, nas tupperwares infinitas, num novo conjunto de copos ou até mesmo na decoração. Vais ver que a tua casa vai ficar bem mais clean e apenas com o que realmente interessa

7. Verifica todas as validades: Quantos de nós não tem medicamentos, comida e outras coisas fora da validade em casa, ou porque nos esquecemos que eles lá estão, ou porque não utilizamos tanto, ou por outros mil e um motivos. Não te esqueças de ir verificando sempre a validade de tudo o que está em casa e assim podes também reduzir o desperdício.

Conta-nos quais as tuas dicas para uma casa “destralhada” e feliz! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *