Estilo de vida,  Estilo de vida,  Sustentabilidade

Setembro, o (re)começo!

Por incrível que pareça, já estamos a 3 meses do fim do ano, o verão está mesmo no fim e com isso está na hora do regresso à rotina.

Muitos chamam ao início do mês de setembro o “Novo Ano Novo”, ou seja, o (re)começo de um ano, a segunda parte do ano, e por isso devemos encarar este mês como um mês de novas resoluções também, algumas daquelas que ficaram esquecidas durante os primeiros meses do ano, pelo que é o momento de tirá-las da gaveta e dar-lhes sentido.

Com o mês de setembro vem o regresso à rotina, o regresso dos miúdos à escola e voltar a entrar no mood mais rigoroso da vida, porque todos sabemos que nas férias, rapidamente, as exceções acabam por se tornar regras devido à temperatura que se faz sentir, à existência de um maior tempo livre e também à vontade de estar em convívio com a família e amigos e viver momentos de lazer.

Obviamente que com o regresso ao trabalho não devemos descurar a nossa vida social e devemos continuar a conviver com os amigos e ter momentos de lazer, apenas com a obrigação de cumprir todos os deveres existentes.

Para que todos possamos entrar nesta nova “fase” do ano de forma mais leve, deixamos umas pequenas, mas importantes, dicas:

Seja otimista: O fim das férias pode parecer o fim do mundo, mas se se focar no lado positivo de voltar ao trabalho, tudo fica mais fácil. Voltar a estar com os colegas, regressar ao espaço físico do trabalho, onde ganhamos o nosso dinheiro (mais que não seja para voltar a ir de férias) é sempre positivo. Por isso, liberte-se dos pensamentos negativos e foque-se no que realmente é importante, levar a vida da forma mais leve e feliz.

Tenha paciência: O reajuste à realidade laboral nem sempre é fácil e por vezes pouco imediata, não só o seu corpo tem de voltar a estar conectado com o mundo, mas também a sua mente tem de deixar o mood relaxado das férias e focar-se no mood do trabalho. Por isso, deixe que o corpo e a mente entrem novamente no ritmo e sobretudo, seja paciente consigo mesmo e com os outros nesta etapa de (re)adaptação.

Foque-se: As férias já lá vão, neste momento o presente é o trabalho e é nisso que se deve focar. Um planeamento detalhado da sua agenda e das suas atividades ajudam a focar-se no que importa, utilizando critérios como a importância ou urgência de todos os pontos.

Tenha bom senso: Mais uma vez, não seja rígido consigo, permita-se levar tempo a reajustar-se ao ambiente e ao rigor do trabalho. É um processo obrigatório para voltar mais focado e com mais capacidade de fazer o que nos propusemos.

Seja empático: Tal como o regresso para si pode ser complicado, o mesmo se aplica aos outros, por isso esteja atento, respeite e valorize as diferenças dos que o rodeiam, não só nesta altura, mas sempre.

Socialize: Todos nós vivemos em grupo, estamos inseridos numa sociedade e é isso que somos, sociais. O ser humano, sem exceção, é social. É preciso ter amigos para conversar, partilhar, passar tempo, conviver, criar memórias e isso é uma consequência do contacto e interação social. Neste retorno ao trabalho não se isole, socialize com os seus colegas, mostre interesse nos seus colegas, nas suas opiniões, nas suas histórias, conte também as suas, partilhem momentos de pausa para também ajudar o cérebro a recuperar do esforço dos primeiros dias de trabalho.

Seja Grato: O trabalho perfeito não existe, tal como em tudo na vida, nada é perfeito, nem as pessoas, nem as situações, nem as casas ou os carros e por isso não devemos exigir demais do nosso trabalho. Ser grato por ter trabalho, o seu trabalho, vai ajudar a encarar o regresso de forma mais positiva, valorizar o que se tem no presente é uma regra de outro na vida.

Não seja saudosista: Não veja o trabalho e as férias como dois antagonistas em que nas férias podemos fazer tudo e no trabalho não podemos fazer nada, pois a realidade não é esta. Deve existir um equilíbrio entre as duas faces: o relaxamento que existe nas férias não deve terminar porque regressamos ao trabalho, deve ser sim guardado para os momentos do dia em que não se está no trabalho ou nos dias livres, equilibrando a balança da vida. Devemo-nos focar para saber que no trabalho devemos dar o nosso melhor e sermos os melhores na nossa medida, mas também devemos utilizar o nosso tempo livre da maneira que mais nos agradar, com uma atividade desportiva, com um jantar em família, com um convívio entre amigos, ideias não faltam!

Esteja atento às suas emoções: É importante estar atento às suas emoções, não deve ter receio ou vergonha de exprimir o que sente. É fundamental saber gerir o que vai dentro de si e aceitar o que sente leva a uma mais rápida dissipação dos sentimentos menos positivos como a ansiedade. Tenha atenção às suas emoções todos os dias, pois todos os dias são diferentes e igualmente importantes!

Descomplique: Esta dica devia estar no início da lista, mas os últimos são sempre os primeiros, por isso a palavra de ordem deste regresso ao trabalho é descomplicar, este verbo deve estar sempre presente na sua mente, não releve assuntos, atitudes ou situações que podem facilmente levá-lo a ficar irritado ou stressado, descomplique para que tudo se torne claro na sua mente e possa reagir de forma mais empática a todas as adversidades.

Esperamos que com estas regras, tornar o regresso à rotina de todos, um pouco mais positiva e descomplicada.

Permita-se começar mais uma fase da sua vida de forma plena e leve.Partilhe connosco, quais as dicas que adicionariam a esta lista para a tornar mais completa e que setembro seja o (re)começo de coisas positivas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *